OFICINAS: fazer arte é brincar?
Aliança pela Infância

A Aliança pela Infância é um movimento mundial - Alliance for Childhood - uma rede que atua facilitando a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com o cuidado e com a educação das crianças. Aliança é uma rede onde cada pessoa procura, conforme seu âmbito de influência, fazer sua parte para ajudar na realização das metas compartilhadas

Red OCARA
Red OCARA é uma rede latino-americana de experiências e projetos
sobre cidade, arte, arquitetura e espaço público nos quais participam crianças. Através de pesquisa de experiências que acontecem em realidades urbanas semelhantes à nossa, inspira e anima à criança propositiva e aos agentes locais a pesquisar, refletir, atuar e promover projetos.
Instituto Brasil Leitor

Os princípios de orientação geral do Instituto Brasil Leitor são desenvolver projetos apoiados nas instituições de massa, em especial a escola, para expandir o uso e a familiaridade com os livros, jornais, revistas e computadores entre jovens, crianças, famílias e professores, em especial os das grandes periferias.
Associação
Viva e deixe viver

A Associação Viva e Deixe Viver é uma OSCIP que treina e capacita voluntários para se tornarem contadores de histórias em hospitais para crianças e adolescentes internados em oito mercados do país.
Os principais recursos da Associação Viva e Deixe Viver atualmente são a leitura de obras infantis, as brincadeiras, a criatividade e o bom humor de seus voluntários.
OFICINAS: arte-arquitetura é brincar?

Jorge
Raedó
Jorge Raedó (1969, Espanha) Graduado em Direção de Cena e Dramaturgia pelo Institut del Teatre de Barcelona (1995-99). Desde 2008 ensina arquitetura e arte a crianças e jovens, primeiro com “¿Qué es Arquitectura?” e atualmente desde Finlândia, onde mora desde 2011, com “Amag! Revista de Arquitectura para crianças e Associação finlandesa Rakennetaan Kaupunki! (Construamos a cidade!) sendo seu diretor artístico.
Possui bacharelado e licenciatura em Pedagogia (1959) e formação em Psicologia (1986) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Psicologia Social (1983) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (1989) pela Universidade de São Paulo. Livre-Docente em Psicologia Social pela USP (1998). Membro do Laboratório de Epigênese do IP-USP. Professora Titular do Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo, de 1994 a 2012.
Vera
Barros
DIA 2 . 11 NOVEMBRO 2014
PAINEL 1
Brincar e saúde


Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente doutoranda no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo no departamento de Psicologia escolar e do Desenvolvimento Humano e psicóloga do Hospital Infantil Sabará. Estágio realizado com bebês no Centro Alfred Binet com a psicanalista Marie Christine Laznik.
Hospital Sabará/Fundação José Luiz Setubal
www.hospitalinfantilsabara.org.br
Andréia
Mutarelli
Deputada
Luiza Erundina
(aguardando confirmação)

Cláudia
Panizzolo
Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1991), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006).
