OFICINAS: fazer arte é brincar?
Aliança pela Infância

A Aliança pela Infância é um movimento mundial - Alliance for Childhood - uma rede que atua facilitando a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com o cuidado e com a educação das crianças. Aliança é uma rede onde cada pessoa procura, conforme seu âmbito de influência, fazer sua parte para ajudar na realização das metas compartilhadas

Red OCARA
Red OCARA é uma rede latino-americana de experiências e projetos
sobre cidade, arte, arquitetura e espaço público nos quais participam crianças. Através de pesquisa de experiências que acontecem em realidades urbanas semelhantes à nossa, inspira e anima à criança propositiva e aos agentes locais a pesquisar, refletir, atuar e promover projetos.
Instituto Brasil Leitor

Os princípios de orientação geral do Instituto Brasil Leitor são desenvolver projetos apoiados nas instituições de massa, em especial a escola, para expandir o uso e a familiaridade com os livros, jornais, revistas e computadores entre jovens, crianças, famílias e professores, em especial os das grandes periferias.
Associação
Viva e deixe viver

A Associação Viva e Deixe Viver é uma OSCIP que treina e capacita voluntários para se tornarem contadores de histórias em hospitais para crianças e adolescentes internados em oito mercados do país.
Os principais recursos da Associação Viva e Deixe Viver atualmente são a leitura de obras infantis, as brincadeiras, a criatividade e o bom humor de seus voluntários.
OFICINAS: arte-arquitetura é brincar?

Jorge
Raedó
Jorge Raedó (1969, Espanha) Graduado em Direção de Cena e Dramaturgia pelo Institut del Teatre de Barcelona (1995-99). Desde 2008 ensina arquitetura e arte a crianças e jovens, primeiro com “¿Qué es Arquitectura?” e atualmente desde Finlândia, onde mora desde 2011, com “Amag! Revista de Arquitectura para crianças e Associação finlandesa Rakennetaan Kaupunki! (Construamos a cidade!) sendo seu diretor artístico.
Rede Marista de Solidaridade
www.solmarista.org.br
DIA 1 . 10 NOVEMBRO 2014
BOAS PRÁTICAS
Como eu faço...




Irene Quintáns é arquiteta, especialista em Estudos Territoriais, Políticas Sociais, Mobilidade, Habitação e Gestão Urbanística. Dinamiza o pensamento crítico infantil e adulto sobre temas urbanos a través da Red OCARA, da que é diretora e curadora. Assessora a implementação de projetos e políticas públicas urbanas focadas na infância. Participou da Urbanização de Paraisópolis (Secretaria de Habitação). Vice-presidência da IPA Brasil, Associação Brasileira pelo Direto de Brincar e à Cultura.
Nayana Brettas é formada em Ciências Sociais pela PUC-SP com mestrado em sociologia da infância pela Universidade do Minho –Braga-Portugal. Membro da Rede Nacional Primeira Infância. Membro da Rede Wings For Change do Instituto Asas. Em 2014 foi selecionada como Global Leaders e participou do World Forum Education em maio de 2014, em Porto Rico. Selecionada para integrar o Programa Intento de formação de lideranças. Idealizadora e coordenadora do Projeto Criança Fala da empresa CriaCidade.


Red OCARA
www.redocara.com


Jorge Raedó (1969, Espanha) Graduado em Direção de Cena e Dramaturgia pelo Institut del Teatre de Barcelona (1995-99). Desde 2008 ensina arquitetura e arte a crianças e jovens, primeiro com “¿Qué es Arquitectura?” e atualmente desde Finlândia, onde mora desde 2011, com “Amag! Revista de Arquitectura para crianças e Associação finlandesa Rakennetaan Kaupunki! (Construamos a cidade!) sendo seu diretor artístico.

Possui doutorado (2008) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora da Rodison Assessoria, Consultoria, Planejamento e Pesquisa em Educação e Cultura Ltda. Possui experiência na administração pública municipal paulista, como assessora técnica na Secretaria de Esportes do Município de São Paulo, atualmente é membro da Aliança pela Infância, da Rede Nacional da Primeira Infância e do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer. Possui experiência na área de Educação atuando como docente e consultora nos seguintes temas: educação e educação infantil, formação de profissionais, politicas públicas para infância, brincar, lazer e recreação. Possui publicações nas referidas áreas Ebook Brinquedos e Brincadeiras e Programa Ludicidade: uma proposta para construção de política pública para a infância. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4424742361794016