top of page

O que é brincar? 

 

" O brincar das crianças é um comportamento, atividade ou processo iniciado, controlado e estruturado pelas próprias crianças e tem lugar quando e onde as oportunidades surgirem." Conceito endossado pelo Comitê dos Direitos da Criança-ONU-Comentário Geral do Artigo 31. Podemos afirmar que, para a criança, o brincar não tem um propósito definido, constituindo um fim em si mesmo.

 

Quais são as condições de vida e oportunidades para brincar das crianças que vivem em situação de pobreza?

Também não considero que os governos, em nenhum nível estão considerando o direito da criança brincar. As iniciativas existentes são pessoais. Algumas pessoas mais engajadas como por exemplo no ministério da Educação a profa. Rita Coelho.

 

Por que o brincar é tão importante para o desenvolvimento da criança?

 

Brincar e recreação são essenciais para a saúde e o bem-estar das crianças e para promover o desenvolvimento da criatividade,  imaginação,  auto-confiança, auto-eficácia, e fortalecer as habilidades físicas, sociais, cognitivas e emocionais, contribuindo significativamente para o aprendizado. Têm um valor intrínseco para a criança, em termos da alegria e prazer que  proporcionam. Pesquisas demonstram que brincar é também central para  o desenvolvimento da conduta infantil espontanea e desempenha um papel importante no desenvolvimento do cérebro, especialmente nos primeiros anos de vida.

 

Onde as crianças podem aprender sobre a natureza? 

 

Brincar na natureza é essencial para as crianças, pois propicia as condições para que desenvolvam a criatividade, a imaginação e o seu próprio corpo. Além disso é a melhor maneira de entender a importância da sua preservação. Embora nas grandes cidades esteja cada vez mais dificil para a criança encontrar espaços de natureza, os parques públicos ainda são uma boa opção para as crianças brincarem. Nesses espaços elas podem correr, saltar, escalar, escorregar,  fortalecendo seus músculos, tendões e ossos e aprendendo a conviver com as diferenças. Passeios no campo e na praia também são opções divertidas para o convívio com a natureza.

 

 

 

 

MARILENA FLORES

consultora área do brincar

 

 

 

bottom of page